segunda-feira, 27 de junho de 2016

Daniel rejeita a comida do rei- historia infantil



Quatro rapazes de bom caráter

Texto Áureo: Daniel 1
Versículo Chave: E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do Rei. Daniel 1:8 parte A

Quebrando o Gelo

Quem aqui come legumes levanta a mão, vocês comem cenoura? E brócolis? Vocês preferem arroz, feijão carne e alface com tomates ou um hambúrguer gigante com batata frita e refrigerante? Hoje vou contar a historia de 4 jovens que preferiram comer legumes e que foram muito abençoados por Deus.  Porque não trocaram os ensinamento de Deus pelos costumes e alimentos que o mundo oferece. Vamos conhecer  a historia deste jovens?

História 

Eles se chamavam Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Pertenciam a famílias nobres do reino de Judá, com um futuro promissor. Mas agora estavam numa prisão em Babilônia.
O povo de Deus passou por um mal bocado, Nabucodonosor o rei da Babilônia tinha cercado a cidade. Os soldados invadiram tudo, e levaram muitos presos como escravos, inclusive os nosso 4 garotos. Certamente sentiram saudades das suas famílias, amigos casa. Mas sabiam que as coisas iam piorar ainda mais, por que iam ser escravos dos seus inimigos. Mas o rei Nabucodonosor teve outra ideia. Por isso, um oficial Chamado Aspenaz, recebeu a missão de escolher dentre os escravos, jovens de famílias nobres. Para trabalharem perto do Rei.
Deveriam ter boa aparência, inteligentes, bem-educados e instruídos. E Aspenaz assim fez. O Rei queria ensinar os jovens escolhidos, e cuidar deles, para que mais pra frente pudessem servir o Rei. Eles comeriam a comida escolhida pelo rei e ficariam estudando por 3 anos. E claro que nossos 4 amigos estavam no meio destes jovens escolhidos. (antes de serem escolhidos pelo rei, eles já tinham sido escolhidos por Deus)
Os meninos ficaram contentes, mas em seguida, tiveram alguns problemas. Mudaram o nome deles para: Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Depois exigiram que adorassem a seus deuses o que eles não fizeram.
Ao invés disso Daniel decidiu ser fiel aos costumes e mandamentos de seu povo. Assim não quiseram comer a comida do rei, queria comidas saudáveis. Tomou coragem e foi pedir a Aspenaz que dispensassem ele e seus amigos da alimentação. Mas Aspenaz teve medo porque tinha recebido ordens diretas do rei: "Foi o rei meu senhor, que decidiu o que vocês devem comer e beber. E se eles lhes vir mais magros, vai me culpar e minha vida correra perigo"
Então Daniel foi falar com o cozinheiro e disse: - Por favor, faça uma experiência conosco durante 10 dias. De- nos só legumes para comer e água para beber. Depois, observe-nos bem e compare com os outros que comem da comida do rei. Para decidir se podemos continuar.
Embora com medo o cozinheiro aceitou a proposta. Ele ficou observando dos 4 jovens para ver se ficaram fracos e doentes. Mas no final dos 10 dias os jovens estavam bem mais bonitos e fortes do que os demais. Então o cozinheiro continuou alimentando eles como eles queriam. O resultado e que eles tinham uma memória e raciocínio  excelentes, bem melhor do que os demais jovens. 
Terminado os estudos foram à presença do Rei que ficou impressionado com a inteligência e a sabedoria dos rapazes.

Conclusão

Crianças o mundo tem muitas coisas para oferecer, como por exemplo: ao invés de vir na escolinha ir jogar bola e outras coisas. O mundo quer que você abandone o que Deus sonhou pra você e oferece coisas que podem ser legais na hora mais depois não tem sentido. Seja como Daniel e seus amigos, diga não ao que o mundo te oferece, e no final você estará mais forte do que todo mundo... Crianças Deus têm um plano para cada um de vocês. Persistam em servir a Deus porque os planos dele são perfeitos...

Atividade para colorir